O engenheiro civil é um profissional que atua como liberal ou como empregado, em empresas de caráter privado ou em estatais. Na atividade profissional liberal, atua como consultor, responsável técnico de projetos e de obras e perito em apoio judiciário, dentre outras funções. Pode ainda militar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função.
O engenheiro civil deve apresentar formação em ciências exatas, com o necessário conhecimento básico da causa científica, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores, como exemplos de atividade de projeto. Deve desenvolver senso crítico e espírito de trabalho em equipe em, por exemplo, incorporação de projetos, quando normalmente é conhecido como “engenheiro de obras”. Os adjetivos profissionais aqui expostos são explicáveis em todas as funções que este profissional pode desempenhar. Desta forma, atenderá à premissa básica de sua função: pensar e gerar produto, raciocinando sobre ele mesmo e não simplesmente reproduzindo algoritmos ou métodos.
O corpo docente é composto por professores de excelência reconhecida na área, com destacada parcela de doutores, mestres e profissionais de diversas áreas de atuação na engenharia civil, o que proporciona, portanto, aos futuros profissionais uma visão global de possibilidades de trabalho. Desta forma, atende-se, dentro do contexto mundial contemporâneo, à formação ideal em graduação, que é a do engenheiro generalista.
Bom, engenharia civil requer bastante criatividade, comprometimento e boas ideias. Você precisa ter afinidade com a área, gostar de cálculos, métricas e de trazer mais qualidade de vida para a sociedade quando o assunto é estrutura. O profissional na área elabora, cria, projeta e constrói obras como edifícios, rodovias e residências. Mas por outro lado, também desenvolve projetos elétricos, hidráulicos e de produtos.
Preciso estudar muito? Sim, Engenharia Civil é conhecido como um curso que “tira o couro dos alunos”, no bom sentido, claro. Todo o esforço valerá à pena. Além disso, a responsabilidade é grande, então é preciso estudar um bocado para aprender todos os detalhes com maestria. São cerca de 5 anos estudando para conquistar o diploma de Bacharel em Engenharia Civil nas maiorias universidades do país. E depois de formado precisa do registro CREA para ser um profissional que tem licença para poder assinar e comandar obras.
É importante saber que o curso de engenharia civil além de teórico é bastante prático. Os laboratórios são indispensáveis nesse processo de aprendizagem se você quiser aprender de fato. Por isso, na hora de escolher em qual faculdade você vai estudar, pesquise sobre a estrutura física e os aparatos diferenciais que vão preparar você para o futuro.
Essas são algumas das áreas onde os profissionais de Engenharia Civil podem atuar:
Construção Civil.
Um seguimento considerado clássico na Engenharia Civil. Essa é a área responsável pelos processos construtivos, desde da escolha de materiais, edificação até o acabamento. Aplicando e desenvolvendo projetos em obras de edifícios, casas, fábricas, dentre outras.
Estradas e transportes.
Essa área é bastante abrangente e com muitas ramificações. O engenheiro é responsável pelo planejamento e sistema de transporte, construção, manutenção, pavimento, gestão de rodoferroviárias, portos, aeroportos e toda uma logística para otimização e melhoria do tráfego.
Cálculo Estrutural.
É o engenheiro que cuida das planilhas e cálculos relacionados à resistências dos materiais, estruturas do concreto, metálicas, madeiras, aço, argamassas em todos os tipos de construção, como pontes, por exemplo. São os responsáveis pelos cuidados de manterem uma construção firme, bem estruturada e estável.
Geotecnia.
Área voltada para a mecânica dos solos que podem influenciar na infraestrutura de uma construção com em escavações, fundações e barragens. São os engenheiros responsáveis por estudar o solo e desenvolver um acompanhamento para o bom funcionamento da obra.
Mas há uma infinidade de áreas em engenharia civil. Vou citar mais algumas:
Coordenador de manutenção civil
Coordenador de projetos imobiliários
Coordenador de planejamento e controle de obras Coordenador de obras Coordenador de compras Fiscal de conservação civil Gerente de projeto Gerente de obra Gerente de operações Engenheiro civil Engenheiro orçamentista Engenheiro para manutenção Diretor de engenharia civil Diretor de infraestrutura predial Diretor de operações Diretor de licitações Vendedor técnico
Os egressos do curso de engenharia civil da UNIFASC têm alto índice de empregabilidade no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
Gestão e gerenciamento de obras: Responsabilidade Técnica pela execução de obras civis;
Elaboração de projetos: Elaboração de projetos nas diversas áreas de atuação da Engenharia Civil, destacando-se estruturas de concreto armado, estruturas metálicas, estruturas de madeira, projetos de instalações hidrossanitárias, instalações elétricas de baixa tensão, projetos de vias terrestres;
Planejamento de empreendimentos: Elaboração de orçamentos e planejamentos de empreendimentos nas diversas áreas de formação da engenharia civil;
Planejamento e execução de obras de saneamento básico, entre outros.
A matriz curricular do curso de engenharia civil contempla de maneira equilibrada aspectos da formação teórica e prática. A infraestrutura disponibilizada pela instituição é a mais moderna da região Centro-Oeste e uma das mais completas do Brasil. O corpo docente é formado por profissionais com formação, com reconhecimento e com atuação na sua área de aprimoramento profissional.