O mundo atual exige do homem um conhecimento diversificado, contextualizado, capaz de possibilitar ao ser humano uma convivência crítica com as mudanças aceleradas que vêm ocorrendo, em escala mundial e sem precedentes, na história, nas relações sociais, no campo da ciência e da tecnologia, motivadas pela globalização. Neste contexto, a Psicologia desponta como uma das mais promissoras e abrangentes profissões, ampliando a cada dia seu campo de atuação profissional.
O objeto principal do curso de psicologia é a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e ensino de Psicologia, compreendendo o ser humano e suas relações com o meio ambiente em seus múltiplos aspectos. A inter-relação ensino, pesquisa e extensão oferecem ao futuro psicólogo a oportunidade de adquirir competência e habilidades mais amplas para lidar com as diversas situações estudadas pelas diferentes áreas da Psicologia, permitindo-lhe um desempenho consciente, produtivo, adequado e profissional.
Analisando o homem, seus comportamentos, interações sociais e sofrimentos mentais, utilizando material exclusivo e restrito ao psicólogo e estudo de várias abordagens como Psicanálise, Behaviorismo, Terapia Cognitivo-Comportamental-TCC, Gestalt, Fenomenologia, Psicodrama, entre outras, o profissional poderá atuar em várias áreas relacionadas à sua formação, como:
Essa variedade de possibilidades torna-se um atrativo a mais ao psicólogo, uma vez que amplia os índices de empregabilidade e lhe permite alterar totalmente a área de atuação dentro da mesma profissão, sempre de forma inovadora e atualizada visando atender aos seus anseios e o da população em geral.
O curso de Psicologia vem sofrendo alterações ao longo dos anos. O mercado de trabalho exige a cada dia, um profissional mais capacitado e multifuncional, uma vez que, a chegada de novas tecnologias está alterando a antiga profissão. Sendo assim, surge uma inquietação a respeito da formação deste profissional para a exigência do mercado de trabalho contemporâneo.
Mudanças significativas aconteceram no cenário do profissional da Psicologia. O psicólogo que antes era focado apenas na parte clínica específica, hoje necessita ser um profissional flexível com uma visão sistêmica da diversidade de abordagens, de forma direcionada, estrategicamente voltada para atender todos os anseios da população em geral. Salientamos também, os impactos psicossociais provocados principalmente, no cenário envolvendo a Pandemia do COVID-19, acarretando danos ainda imensuráveis à saúde mental de nossa população.
Neste contexto, visualiza-se que a Psicologia deixou de olhar apenas para um campo segmentado de atuação e passou a ampliar seu potencial de atendimento, podendo desenvolver prática que vão além de Psicologia Clínica, ou seja, o mesmo poderá atuar em diferentes contextos, nos ramos jurídico, educacional, organizacional, esportivo, saúde pública, social, entre outros.
Neste cenário, uma pergunta emerge: qual o perfil do egresso que a IFASC precisa formar, para atender as novas demandas apresentadas pelo mundo de trabalho?
Parte importante da resposta reside na Matriz Curricular do curso, mais especificamente na área do conhecimento, enfatizada na mesma. Outra parte igualmente importante, diz respeito às características pessoais e à formação complementar do egresso. Deste ponto de vista, a IFASC tem como objetivo formar profissionais competentes e conscientes.
O curso mantém uma matriz curricular moderna e completa que atenda às demandas de um mercado cada vez mais competitivo, formado por professores titulados especialistas, mestres e doutores, além de possuir uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, com laboratórios, biblioteca e salas específicas. Os conteúdos são constantemente atualizados, de acordo com as diretrizes legais e com o mercado de trabalho, o que resulta na alta taxa de estágios nas organizações públicas e privadas, com possíveis empregabilidade dos alunos.
Durante o curso, o aluno desenvolve atividades práticas e vivencia o dia a dia da sua futura profissão. O curso tem um programa de ensino inovador, com aulas presenciais, com conceitos e técnicas em avaliação psicológica, relacionamento interpessoal, comunicação, motivação, desenvolvimento humano, recrutamento e seleção de pessoas, orientação profissional, técnicas terapêuticas. Oportunizando, além do conhecimento profundo sobre a própria área, o conhecimento de novos saberes que integram a formação deste novo profissional.
Para além das disciplinas teóricas e práticas vivenciadas na própria Instituição, através das aulas e das atividades em laboratório, a mesma, oferece ao aluno a oportunidade de manter contato com as diferentes organizações do município e/ou da região. Essa interação se dá por meio de visitas técnicas agendadas dos futuros egressos a esses estabelecimentos, com o objetivo de observar e dialogar sobre a prática atual. São através destes momentos que ocorrem a troca de informação, oportunizando o discente de interagir com as novas demandas exigidas em seu meio profissional.
Outra estratégia utilizada pela IES, para propiciar aos discentes essa interação com as novas demandas da área, são os cursos, palestras, mesas redondas entre outros momentos oferecidos pela própria IFASC com o objetivo de discutir a necessidade de formação mais humanística, ampla com uma visão global para compreender o meio social, político, econômico e cultural, preparado para tomar decisões em mundo globalizado, diversificado e interdependente, conscientizando assim o futuro egresso da necessidade de um profissional que consiga atuar nas esferas locais, regionais, nacionais e até mesmo internacionais.
A Política de Acompanhamento de Egressos da IFASC é desenvolvida através do Programa de Acompanhamento do Egresso – PAE, constituindo-se como um dos mecanismos para promover a contínua melhoria do processo ensino-aprendizagem e sua aproximação com a realidade do mercado de trabalho. Como afirma Pena (1999), o acompanhamento do egresso é um diagnóstico que permite modificações relevantes no processo de ensino de uma IES.
Esse contato e acompanhamento torna-se um instrumento de gestão do curso, na medida em que se abre um canal de comunicação que, entre outras coisas, propiciará o debate sobre os conhecimentos, habilidades e competências construídas pelo profissional e as necessidades do mercado de trabalho, além de incentivar a formação continuada, essencial a todas as profissões.
Por meio do acompanhamento, os profissionais egressos serão estimulados, de diversas maneiras, a continuar fazendo parte da comunidade acadêmica. O apoio à participação em eventos, projetos de pesquisa e extensão, dentre outros, será uma das ferramentas desta política, que contará, também, com o uso de recursos tecnológicos criando, por exemplo, ambientes virtuais de aprendizagem e de intercâmbio de informações e de conhecimentos, como blogs e sites interativos. Será possível, ainda, realizar pesquisas sobre demandas profissionais, entre outros temas, na cidade e região de Itumbiara.
Em síntese, a política promoverá a interação entre saberes e práticas, constituídas na academia, e a práxis do profissional na sociedade na qual está inserido (MORIN, 2000).
SÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PAE:
Neste sentido, os egressos do Curso de Psicologia passam a ser agentes colaboradores para a Instituição. Os mesmos, ao atuarem no mercado profissional, aprimoram sua capacidade de compreender as necessidades e demandas da sociedade, e assim, propõem alternativas, e sugerem estratégias para melhorias no desenvolvimento do curso, atuando com criatividade no processo de tomada de decisão.
O egresso é sempre convidado a integrar as atividades da IES, evidenciando sua experiência no mercado profissional, seja de maneira espontânea e/ou por meio de eventos como: mesas redondas, colóquios e jornadas acadêmicas promovidas pelo curso.
A coordenação do curso, juntamente com a CPA, acompanhará a vida profissional do egresso, registrando as oportunidades e limitações encontradas pelo profissional no mercado de trabalho, corrigindo distorções e aperfeiçoando os objetivos propostos pelo curso de Psicologia. Os resultados encontrados serão trabalhados nos diversos segmentos da IES, principalmente entre os alunos e professores do curso.
O NDE poderá lançar mão destes resultados para atualizar o PPC do curso, ou seja, o referido núcleo estará sempre atento ao movimento dos egressos como condição para repensar e atualizar o projeto do curso.
O acompanhamento do egresso dar-se-á também, mediante a adoção de estratégias relativas à formação continuada, em que o ex-aluno terá descontos nos cursos de extensão, especialização e/ou num segundo curso de graduação, ofertados pela Faculdade Santa Rita de Cássia.
Caberá à coordenação de curso e à coordenação acadêmica, mediante pesquisas de opinião, planejar as atividades a serem disponibilizadas.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Psicologia, proposto pela Faculdade Santa Rita de Cássia – IFASC, constitui-se uma oportunidade ímpar para esta comunidade universitária, assim como para este município. Não se trata, pois, de um modelo único, pré-estabelecido, acabado e/ou definitivo, mas sim, de um instrumento democrático, flexível e aberto, de aprendizagem, formulação dinâmica e continuada, em que os princípios que o norteiam possam sofrer constantes reavaliações e reformulações, conforme novas perspectivas e necessidades do contexto social e político-cultural, visando a construção e redefinição do profissional, técnico e cientificamente qualificado e socialmente referenciado.
O PPC do curso de Psicologia da IFASC, preconiza um cuidado especial na análise da realidade e das necessidades presentes enquanto processo que se estabelece, isto é, uma preocupação com a questão do gerenciamento da qualidade do curso, na estratégia para o seu desenvolvimento e na preocupação com a participação de todos os seus segmentos, o que está presente em seu regimento quando estabelece os diferentes níveis de participação do corpo docente e discente.
Todo o desenvolvimento do curso de Psicologia da IFASC, por meio de diferentes estratégias convergentes ou divergentes, do ponto de vista de sua realização, tem por objetivo contribuir com a excelência humana, ou seja, formar pessoas éticas, solidárias e comprometidas com o coletivo.
Para tanto, este projeto foi elaborado por meio de uma ação coletiva, representada pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE), tendo em vista a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 de 1996, a Lei 9.131, de 25 de novembro de 1995, os fundamento do Parecer CES 1.300/2001, de 06 de novembro de 2001, e a RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 11 DE OUTUBRO DE 2023, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), do Curso de Graduação em Psicologia, articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
A Matriz Curricular apresenta novas formas pedagógicas e metodológicas no processo de ensino-aprendizagem, buscando formar um profissional reflexivo, atento as nuances do ser humano,atuando na Saúde Pública, assim como nos demais segmentos setorizados da Saúde, com visão de liderança, boa comunicação e visão sistêmica da gestão, pautada no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para compreensão, a interpretação e a preservação das culturas e práticas nacionais e regionais, respeitando o pluralismo de concepções e a diversidade étnica-cultural.
É importante ressaltar, que esta prática de articulação, mantida pela IFASC, preconiza a construção de projetos pedagógicos, compromissados com as bases conceituais, sua missão, seus objetivos e seus princípios norteadores, e ainda, estabelece as orientações para a obtenção de padrões de qualidade na formação de psicólogos qualificados para o mercado de trabalho, assim como, propicia um crescimento sustentável da Instituição.
Destacamos ainda, que o PDI e os PPCs da Instituição são os resultados de um trabalho coletivo, contínuo e participativo, que envolve todos os segmentos da estrutura organizacional da Faculdade, orientados pelas diretrizes educacionais vigentes e direcionados pelos anseios institucionais, previstos no PDI.
De acordo com essa filosofia, o PPC tem por finalidade, o aperfeiçoamento significativo da política e da prática universitária, observando a questão da qualidade do ensino, nas suas dimensões política, social, técnica e ética, como também, o processo educativo, voltado para a formação do discente com competência técnico-científica e compromisso social.
Desta forma, o curso de Psicologia da IFASC, obedecendo a Resolução CNE/CES nº 1, DE 11 DE OUTUBRO DE 2023, prioriza a pesquisa científica como atividade fundamental no processo educativo, por produzir conhecimentos sobre uma realidade cada vez mais dinâmica e complexa. Indissociável, a extensão permite um intercâmbio da Instituição com a comunidade em que está inserida, através da difusão de conhecimentos e da prestação de serviços, favorecendo a formação do profissional do futuro, com uma sólida base humanística, científica e tecnológica, indispensável à busca constante da libertação do cidadão e do aprimoramento da sociedade, com capacidade e conhecimento para trabalhar de modo inovador que tem o compromisso de formar o egresso com um conjunto coerente e integrado de conteúdos, competências, habilidades e atitudes, que incluam as capacidades fundamentais descritas nestas Diretrizes e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global.
Além de atender às recomendações dispostas nas DCNs, o curso de Psicologia busca articular-se às políticas institucionais e, ao mesmo tempo, servir de guia para que se consigam atingir as metas e objetivos propostos pelo seu PDI (2023 – 2027) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI), previsto para o mesmo período de vigência. A atual proposta de PPC considera importantes aspectos que convergem às intenções da Instituição, tendo em vista o planejamento e a avaliação institucional, aplicação e ampliação do uso de tecnologias digitais de comunicação e informação, acompanhamento sistemático do processo de ensino-aprendizagem, considerando aspectos de acessibilidade e assistência estudantil.