PROUNI

O que é?

O ProUni, criado pelo Governo Federal, tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, desse modo, reconhece os estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

ProUni Inscrição: Fique ligado!

As inscrições para o PROUNI acontecem num prazo curto de tempo, provavelmente, a partir do dia 19 de janeiro de cada ano letivo, logo após a divulgação das notas do último ENEM.  Portanto você precisa ter todas as informações em mãos e fazer a inscrição no site:  www.siteprouni.mec.gov.br.
Estando em acordo com os requisitos entre no site prouniportal.mec.gov.br na data mencionada acima e faça sua inscrição na instituição mais adequada para você. Além de faculdades presenciais você também pode usar o Prouni para se inscrever em cursos de ensino a distância (EAD).
Como já é uma tradição, o Ministério da Educação, que é quem gerencia o PROUNI, lançará o Edital do PROCESSO SELETIVO com todas as informações para você se orientar quanto às datas e prazos de inscrições, resultados das chamadas e o período para fazer as matrículas junto às instituições de ensino superior.
PROUNI, como ocorre todos os anos, contará com duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre do ano.
O candidato deve ter o número de inscrição do ENEM e preencher todos os requisitos, que além da renda, conforme informado acima, deve ter cursado, obrigatoriamente escolas públicas no ensino médio.

Quem pode ter o benefício?

  • Pessoas que tenham participado do Enem de 2017 e que tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e não tenham zerado em redação;
  • Egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Estudantes com deficiência;
  • Professores da Rede Pública de Ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso não é necessário comprovar renda, mas é necessário comprovar o efetivo exercício da profissão conforme especificado;
  • Para concorre às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Como funciona?

Para participar do Programa Universidade para Todos o candidato deve preencher algumas pré-condições e todo o processo é conduzido pelo Governo Federal através do Ministério da Educação.
A lógica por trás desse importante programa é simples: as instituições de ensino superior particulares aderem ao PROUNI disponibilizando vagas para quem se inscreve e, em contrapartida, recebem abatimento no valor a ser recolhido com impostos federais. O número de vagas que a instituição participante oferece em cada edição do PROUNI é estipulado pelo próprio MEC – Ministério da Educação. Ou seja, as instituições tornam acessíveis e assim pagam menos impostos.
O PROUNI isenta as instituições de ensino superior de quatro tributos: Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS).

Requisitos para participar do ProUni.

Para conquistar uma bolsa, seja parcial de 50% ou integral, o candidato deve participar do ENEM -Exame Nacional do Ensino Médio, na edição do ano anterior ao processo seletivo do PROUNI, e obter a nota mínima estabelecida pelo MEC, que é de 450 pontos de média e mais que zero na redação. Precisa comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, no caso das bolsas parciais, e renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%.

Também deve preencher a uma das condições a seguir:

  • Ter estudado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral ;
  • Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular como bolsista integral;
  • Ser professor em exercício da rede pública de ensino básico, incluído no quadro permanente da instituição e que esteja concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Não há necessidade de comprovação de renda.
  • Ser pessoa com deficiência;

Estando em acordo com os requisitos você se inscreve no site oficial na data apropriada e escolhe a instituição mais adequada para você.

Skip to content