Como funciona?

Para entrar no curso que deseja é fácil, siga as etapas:

Escolha o curso que deseja estudar.

Inscreva-se no vestibular.

Vá ao campus para fazer a prova no dia e horário agendados.

Faça sua matrícula e comece a estudar!

Dúvidas frequentes

Vestibular é o nome dado ao processo utilizado para selecionar os estudantes que entrarão na universidade. No Brasil, o exame é realizado para ingressar em instituições públicas e particulares.

A prova é composta por temas como Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Ou seja, disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio.

Em alguns casos, o vestibular é realizado em um único dia. Em outros, é dividido em dois ou mais dias e até em fases classificatórias e eliminatórias.

No Brasil, desde 2010, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como uma forma de vestibular. Depois da prova, a seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Atualmente, 130 instituições públicas de ensino superior adotam o exame como processo seletivo.

Para entrar na universidade, é importante que o candidato tenha concluído o ensino médio. Mas nada impede de prestar o vestibular antes de obter o certificado. Nesse caso, o estudante pode participar como treineiro, a fim de testar seus conhecimentos e se familiarizar com o exame.

Diferentemente de concursos públicos, não há muitas restrições para quem pretende prestar o vestibular. Antecedentes criminais, por exemplo, não impedem que o estudante realize o exame.

Para ingressar no ensino superior, o mais importante é que o candidato esteja com seus documentos em dia. Também precisa, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio para poder fazer a matrícula.

Mas o principal é chegar ao dia do vestibular bem preparado. Por isso, o ideal é estudar bastante e dominar os conhecimentos exigidos para garantir uma vaga na faculdade.

Clique aqui e baixe o Edital

É possível participar deste processo seletivo como treineiro ou como concorrente à graduação.

A participação como treineiro é permitida a qualquer pessoa, tendo como objetivo permitir que estudantes que ainda não estão em vias de concluir o ensino médio possam testar seus conhecimentos e obter familiaridade com o tipo de prova.

A participação como concorrente à graduação é destinada a quem possui o Ensino Médio completo ou está em vias de concluí-lo até o período previsto para as matrículas.